sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 DE MAIO - DIA DO GASTRÔNOMO

Hoje é sexta-feira 13. Você é supersticioso (a)? Eu? Bom, eu não creo en las brujas, pero que las hay...No meu trabalho, pelo menos 8 das 11 funcionárias entraram com o pé direito e se benzeram antes de começarmos o dia de labuta. Ótimo, porque tudo correu bem e trabalhamos bastante. Foi mais uma daquelas sextas-feiras agitadas em uma praça de alimentação de um shopping center. Se você já foi numa sexta, na hora do almoço, em uma praça de alimentação de qualquer shopping center, sabe do que estou falando.
Foi um dia bom também porque revi um colega de faculdade, e tive a oportunidade de receber (e devolver) os parabéns pelo Dia do Gastrônomo. Nunca gostei deste título:”gastrônomo”. Quando alguém lê no meu cartão a palavra “gastrônomo”, quase me chama de Doutor Eduardo, imaginando que eu deva ser um médico especializado nos males do estômago ou algo parecido. Logo me antecipo e corrijo: sou COZINHEIRO. Falando nisso, outra coisa que não estou suportando é ver alguns de meus ex-colegas (e alguns que ainda nem se formaram) se auto-intitulando “Chefs”. Ora, ser um Chef é apenas um estágio da profissão de COZINHEIRO, que, isto sim, somos todos nós.
Aí você pode me repreender:
_Mas o seu blog chama-se Chame o Chef!
Chama mesmo, mas é uma “questão de ouvido”. Imaginem o blog “Chame o Gastrônomo!”. Parece ou não um blog de um profissional da saúde, aristocrático, chato, cheio de fleumas e dogmas? Socorro!! Estou passando mal, chama o gastrônomo!! É também uma homenagem ao livro “Chame o Chef” (já citado por mim em outras oportunidades neste blog), de Luciana Fróes, editora Ediouro. São pequenas histórias de apuros em que grandes Chefs (estes sim, Chefs, com letra maiúscula e todo o respeito que merecem) se meteram, e de como conseguiram (alguns) se safar. Leitura rápida, fácil, interessante e divertida. E no livro, vejam só, ninguém é chamado de “gastrônomo”.
Mas, se ficou estabelecido o título, e ainda ganhamos um dia para chamar de nosso, então está tudo bem. Você ligou para seu amigo gastrônomo para desejar-lhe os parabéns? Claro que não. Esse é mais um daqueles dias que só quem exerce a profissão sabe que dia é. Ou você sabe me dizer qual o dia do padeiro, do médico, do dentista, do lixeiro ou do limpador de janelas? Ou o dia do livro, do amigo, do circo? O dia da pizza eu sei, é o dia do meu aniversário (juro!). E o dia do consumidor (!!) eu também sei, é o dia do aniversário de minha mulher. É verdade, por incrível que pareça...
Então, amigos chefs, cozinheiros profissionais, ajudantes de cozinha, cozinheiros amadores de fim de semana, apaixonados por gastronomia e, vá lá, gastrônomos, meus parabéns! Qualquer que seja o nome da profissão (há quem chame de “gastrólogo”, o que eu acho ainda mais esquisito), tenho muito orgulho de exercê-la. E só quem já preparou uma comida seguida de elogios sabe como é gostosa essa sensação...Nesta sexta-feira 13, comemoremos e façamos um brinde aos profissionais que trabalham (muito) nos momentos em que todos estão se divertindo. Saúde!! E que tenhamos todos um excelente sábado 14, domingo 15, e assim por diante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário