sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

COZINHANDO COM CERVEJA

Imagine a cena e diga a verdade: domingão de sol escaldante, calor de quase 40º, churrasqueira ardendo em brasa. Na grelha, um belo pedaço de picanha com a gordura derretendo sobre o carvão, fazendo subir labaredas de fogo a cada gota derramada, a televisão ligada no jogo de futebol, amigos queridos ao redor da piscina refrescante...o que está faltando nesta cena?? Vamos lá, seja sincero...E então, o que está faltando nesta clássica cena brasileira de verão? A cerveja, estupidamente gelada, é claro! Beber cerveja quase todo mundo gosta, certo? Mas e cozinhar com a loira preferida do Brasil, você já tentou?

Alguns registros mostram que, há uns 6 mil anos, na Mesopotâmia, os sumérios eram consumidores de uma bebida fermentada, muito provavelmente obtida acidentalmente pelo efeito da fermentação de algum cereal. Na Suméria de 2100 a.C., 40% dos cereais produzidos eram destinados as “casas de cerveja”, onde o líquido inebriava e alegrava seus frequentadores. No Egito, durante o milênio seguinte, a cerveja se popularizou, sendo consumida diariamente pelos cidadãos, hábito que vemos hoje em muitos lares brasileiros, britânicos, alemães, enfim...hic! Claro que o líquido ingerido naqueles tempos não se compara à cerveja que consumimos hoje. Era um líquido mais escuro, mais amargo, mais forte, e muitas vezes consumido como uma alternativa à água, frequentemente contaminada e fonte de doenças para a população.
Mas foi com a expansão do Império Romano que a cerveja ganhou o mundo. Júlio César era um entusiasta da bebida, e a servia em grandes quantidades nas festas para comemorar as vitórias nas batalhas. Graças a César, os britânicos - que antes se contentavam com chá, leite e licor de mel – conheceram e aprenderam a admirar a cerveja. Também foi a sede por conquistar terras novas de César a responsável pela introdução do líquido fermentado na Gália (atual França). Ave, César! E foram os gauleses (por sinal, fortes combatentes à invasão romana...vai me dizer que você nunca leu as aventuras de Asterix e Obelix?!? Não?!? Então vá pesquisar, melhor ainda se você for em um sebo e encontrar os gibis antigos, de formato grande, que eu adorava ler quando criança) quem popularizaram o nome pelo qual a cerveja é hoje conhecida. Eles a chamavam de “cerevisia” ou “cervisia” em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade.
Asterix e Obelix, se divertindo ante a tentativa inútil de conquista do soldado romano
Ceres, a deusa da agricultura
Na Idade Média, assim como aconteceu com o pão e o com o vinho, a produção de cerveja cabia aos monges dos monastérios, locais onde diversas receitas foram criadas, aperfeiçoadas e mantidas desde então. No século XII já existiam pequenas fábricas de cerveja em cidades européias, e os cervejeiros de então já sabiam que a qualidade da água utilizada na fabricação era determinante para a boa qualidade do produto. Hoje, as microcervejarias artesanais tornaram-se moda, e já é possível comprarmos no mercado pequenos kits para fabricarmos nossa própria cerveja em nossos lares.
De modo bem rápido e muito resumido, essa é a história da bebida mais querida do Brasil (portanto, não use esse texto em seu trabalho escolar, acadêmico...vasculhe, pesquise, e descubra histórias incríveis, como, por exemplo a de que existia, para os sumérios, uma deusa da cerveja: Ninkasi – que quer dizer “senhora que enche a boca”. E que o Hino a Ninkasi é na verdade uma receita de cerveja! Imagine a cena: um monte de sumérios embriagados cantando em uníssono uma receita de cerveja dedicada à sua deusa...como dizia Raul Seixas, “quando acabar, o maluco sou eu”...). Não existe festa sem cerveja, nenhuma celebração ou comemoração é realizada sem que a “loira estupidamente gelada” esteja presente. Em casamentos, aniversários, festas de fim de ano, domingos de futebol, churrascos com os amigos, até em batizados de crianças e, arrisco dizer, até em alguns velórios (ou você acha que no velório do Zeca Pagodinho – que, eu espero, demore a acontecer – serão servidos suco de limão e água?): lá está a cerveja a saciar a sede dos presentes.
A cerveja e Zeca Pagodinho: unidos até a morte...
Para quem gosta (entre os quais, confesso, eu me incluo na categoria “Master Plus”), beber cerveja é gostoso, é relaxante, pode ser divertido e até saudável, se consumida com moderação, claro. Harmonizações de pratos com cervejas claras e escuras já são encontradas em restaurantes do mundo todo, assim como pratos elaborados utilizando cerveja em suas preparações.  Se você é daqueles que ainda acha que a melhor maneira de se utilizar cerveja em uma refeição é servindo-a bem gelada para acompanhar aquele churrascão de domingão, vou postar aqui duas receitas para que você expanda seus horizontes etílico-gastronômicos. Procure usar ingredientes de qualidade, para alcançar o melhor resultado, ok?
Barbecue Ribs
Uma combinação perfeita e que todos adoram é a costela de porco com o molho barbecue. Esta receita de barbecue ribs é do chef Dalton Rangel. Para 4 pessoas, você vai precisar de:
   v  2 kg de costela magra suina
v  10 ml de fumaça líquida (não, eu não estou bêbado nem fiquei louco: você encontra fumaça líquida nos melhores mercados. A fumaça que dá o aroma e sabor de defumado ao molho barbecue)
v  700ml de mel
v  2 litros de cerveja
v  Sal a gosto
v  Pimenta do reino a gosto

Tempere a costela com sal e pimenta e sele-a em uma sautese quente( sautese é uma espécie de frigideira grande mas, se você não tiver uma sautese à disposição, use outra panela em que caiba a costela). Em uma panela, coloque a costela já selada e adicione o mel, a fumaça líquida e a cerveja. Em fogo baixo, deixe cozinhando por cerca de duas horas e, se necessário (atenção: apenas se necessário, mesmo a tentação sendo grande...) acrescente mais cerveja no cozimento. Pronto! Fácil de fazer e vai muito bem com uma cerveja escura gelada, bem espumosa...Faça e prove!!
Liquid Smoke: para quem duvidava, está aí a fumaça líquida!
Camarão com Cerveja
Outra grande pedida para impressionar seus amigos chegados em uma cervejinha é o Camarão com Cerveja. Para esta receita, serão necessários:
v  1 colher (sopa) de farinha de trigo
v  1 colher (sopa) de katchup
v  1 colher (chá) de molho inglês
v  500g de camarão limpo e descascado (podem ser congelados, melhor se forem frescos)
v  Algumas gotas de molho de pimenta (a seu gosto...pode capricahar nas gotas se você adorar pimenta)
v  Metade de 1 limão em rodelas
v  8 grãos de pimenta
v  1 folha de louro
v  1 maço de salsinha
v  5 cebolinhas verdes
v  1 lata de cerveja (não use aquela gelada da geladeira....a gelada, você bebe...)
v  Sal a gosto
Comece a preparação: em uma panela, misture a cerveja, os grãos de pimenta, as rodelas de limão, o louro, a salsinha, a cebolinha e o sal. Espere até levantar fervura, coloque os camarões e espere até levantar fervura novamente. Retire do fogo e deixe descansar até que esfrie. Retire então o camarão e coe o líquido da panela, reservando pouco mais de meia xícara. Misture esse líquido com a farinha de trigo numa panela e deixe ferver por aproximadamente 1 minuto, mexendo sempre. Retire do fogo e junte o katchup, o molho inglês e as gotas de pimenta. Leve à geladeira e sirva essa mistura sobre o camarão, salpicando um pouco de salsinha e cebolinha picadas. Aproveite o momento!!


     Viu só como a cerveja está muito além de ser “apenas” uma bebida deliciosa? Então você já sabe: da próxima vez em que for convidar seus amigos para saborear uma cerveja em sua casa, surpreenda-os com esses pratos deliciosos! 
Beba com moderação!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário