sábado, 5 de fevereiro de 2011

ORGANIZANDO A DESPENSA

Quando o assunto é comida, uma das lembranças que trago da infância são os ataques noturnos à geladeira. Em casa ou no sítio, os ataques eram meticulosamente articulados e executados por mim, minha irmã e meus primos. Em casa, lembro-me de criar alguns códigos que fariam inveja a Samuel Morse, inventor do mais famoso deles. Como meu quarto e o quarto de minha irmã eram separados apenas por uma parede, tínhamos combinado algumas batidas na parede, cada qual com seu significado. Uma batida: “Vamos atacar a cozinha!”; duas batidas: “Ainda não, acho que mamãe ainda está acordada...”; uma batida, uma pausa, duas batidas: “Vamos logo!”, e assim por diante.
Não raro éramos flagrados em pleno delito, mas isso não importava. E as batidas na parede, que julgávamos serem audíveis apenas por nós, crianças, eram alvo de questionamentos maternos: “O que é que está acontecendo aí?”. “Nada, mãe...”. Na verdade, esses “assaltos” não rendiam mais que um danoninho e um Yakult, mas tinham um sabor todo especial.
Já adolescente, descobri que, além da geladeira, tínhamos também uma despensa! Uau! Um mundo de novas possibilidades se escondia atrás da porta do armário! Agora eu podia fazer lanches, me lambuzar com geléias e enlatados. Mal sabia eu que trinta anos depois essa mania de fuçar a despensa e preparar alguma coisa rapidamente me seria útil na faculdade. Não foram poucos os dias em que precisávamos exercer nossa criatividade gastronômica com aquilo que tínhamos no estoque, e não nego que eu simplesmente adorava esse tipo de aula/avaliação.
Mas nada disso seria possível se não houvesse na despensa um mínimo necessário para as preparações. Por isso, vou listar aqui alguns ingredientes que você deve ter sempre à mão, itens que podem ajudar quando receber alguma visita inesperada, quando bater aquela fome no meio da tarde ou no silêncio solitário da madrugada. Abasteça sua geladeira e sua despensa, e ponha a imaginação para funcionar. Vamos a eles:
Arroz, feijão, batatas, leite, açúcar e sal.
Massa seca (espaguete, talharim, fusili, lasanha, capeletti, ravióli)
Farinha de trigo, farinha de rosca, fubá, flocos de milho, amido de milho (maisena), farinha de mandioca – 1 pacote de cada na despensa está ótimo!
Óleo (de soja, de milho, de girassol, de canola) – 1 de cada
Azeite de oliva – lembre-se: um bom azeite faz TODA diferença!
Vinagre (de vinho tinto, de vinho branco, balsâmico, de maçã)
Manteiga, margarina
Molho inglês, molho de soja (shoyu)
Frios (da sua preferência – presunto, salame, mortadela, lombinho) e queijos (parmesão, mussarela, prato, cheddar, camembert, brie, ementhal, ricota)
Pão (italiano, francês, de fôrma, integral)
Ervilha, milho, molho de tomate, creme de leite, leite condensado – 1 lata de cada
Palmito, atum, tomate seco, azeitonas, alcaparras
Catchup, mostarda (se tiver Dijon, melhor, se não, tudo bem), maionese
Especiarias (noz-moscada, páprica, pimenta-do-reino em grãos, sementes de coentro, mostarda em grãos, cominho, cravo-da-índia, canela)
Ovos
Mel (compre vidros pequenos, pois o mel tende a açucarar)
Cebola, alho, ervas frescas ou secas (se frescas, comprar toda semana), chás, café, geléias, achocolatado (chocolate em pó), biscoitos, bolachas
Caldos (de carne, de frango, de legumes)
Vinho tinto, vinho branco, conhaque, cerveja clara e escura, rum, licor, vodka
Frutas secas, frutas frescas, verduras e legumes
Isso é apenas o essencial, você pode ainda ter cogumelos, aspargos, arroz para risoto (arbóreo é o mais barato), picles, ou o que mais você apreciar. Lembre-se de manter a despensa e a geladeira abastecida, repondo sempre que usar algum produto. Lembre-se também de escolher bem os produtos e verificar sempre se o prazo de validade não está se esgotando. Faça isso e não tenha mais receio que seu vizinho bata à sua porta na hora do jogo de domingo. Bom apetite, a qualquer hora!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário