quinta-feira, 4 de julho de 2013

A FONTE DA JUVENTUDE


A Fonte da Juventude, obra de Lucas Cranach
A existência de um elixir da juventude, ou elixir da vida longa, é um mito antigo que durante séculos foi o sonho de consumo da humanidade. Fortunas foram gastas em expedições e alquimias diversas e malucas foram processadas a fim de se descobrir tal elixir. Para os alquimistas, existiria (ou poderia ser produzido) um ouro potável que seria o responsável pela vida eterna, que tornaria o homem livre das doenças, caduquices e decrepitudes. Antigos magos diziam ser capazes de poder reunir as energias vitais em um único medicamento universal, que manteria jovem o corpo de alguns eleitos e em perfeita condições de saúde e que poderiam, assim, contribuir com a própria evolução da humanidade. Conhecido também como a “Água dos Filósofos”, até na Bíblia encontramos referência ao produto milagroso, a “Água da Vida”.
O soldado e explorador espanhol Juan Ponce de Leon, que esteve com Cristovão Colombo em sua segunda viagem à América, ficou conhecido pela sua incansável busca pela Fonte da Juventude. Tendo estabelecido uma colônia em Porto Rico em 1508 (onde foi eleito governador em 1509), Ponce de Leon começou a ouvir histórias sobre uma fonte que teria o poder de manter jovens todos os que nela se banhassem. Essa fonte ficaria numa ilha chamada Bimini, e Ponce de Leon estava tão convicto em sua existência que persuadiu o rei espanhol a ceder dinheiro, armas e homens para sua expedição. Foi nessa busca, aliás, que ele descobriu, em 1513, num belo domingo florido de Páscoa, uma nova terra, à qual chamou de “La Florida”, atual Estado americano da Flórida. Nesta expedição em busca à vida eterna, Ponce de Leon foi atacado por índios, retornando ferido para Cuba, onde morreu. Sua busca pela vida eterna resultou em sua morte – mais irônico, impossível.

A rota de Ponce de Leon: no fim, encontrou a morte
Há pouco tempo, em Praga, capital da república Tcheca – cidade que tem uma forte tradição alquimista – foi anunciada a descoberta de uma garrafa de vidro verde e quase opaco, selada com cera, datada nos tempos do imperador Rodolfo II de Habsburgo (1552-1612). Na garrafa, uma mistura de setenta e sete ervas maceradas em ópio e álcool está sendo considerada o verdadeiro elixir da juventude. O tal elixir nada mais é do que um licor de ervas com efeitos curativos – esses efeitos benéficos foram cientificamente comprovados e reconhecidos. O elixir foi descoberto durante a reconstrução de uma casa do bairro judaico, em pleno centro histórico da capital tcheca, cujas origens remontam ao século IX e que se salvou das ordenanças de saneamento ditadas pelos vereadores no século XIX, assim como das enchentes do verão de 2002.
Nesta casa (a “segunda mais velha de Praga”, como dizem) está instalado hoje o Speculum Alchimiae Muzeum, o Museu “Espelho da Alquimia”, e nela a receita original do elixir é exibida ao público em uma exposição permanente. Lá, além de você poder ver o frasco original do elixir (e copiar a receita), também podem ser vistos os fornos usados pelos alquimistas, as despensas de plantas medicinais, a fábrica de vidro para os experimentos, assim como a sala de estudos e de boas-vindas, além de uma curiosa e intrínseca rede de condutores subterrâneos que uniam a casa com o Castelo de Praga e com a Praça da Cidade Antiga.
O museu "Espelho da Alquimia", em Praga, República Tcheca
Mas você não precisa ir à Praga (precisar, não precisa, mas, se puder, vá porque a viagem vale a pena) nem se aventurar em expedições fantásticas como fez Ponte de Leon para alcançar o sonho de ter uma vida longa e saudável. Imortal, você sabe, você nunca será (como cantava Freddie Mercury: “Who wants to live forever?), mas é possível prolongar e melhorar sua existência neste planeta se você, entre outras coisas (aquelas coisas chatas como exercícios, exercícios, exercícios, etc), adquirir o costume de ingerir determinados alimentos que o ajudarão nesta busca clássica pela longevidade – e, vamos ser sinceros, comer é bem melhor do que fazer exercícios. Vamos a eles:
ALHO: não apenas o mantém longe de vampiros (estes sim, imortais), mas aumenta a sua imunidade e o protege contra vírus, bactérias e fungos que causam infecções. É também um ótimo coadjuvante no combate a gripes, resfriados e até mesmo as indesejáveis e chatas aftas. Graças aos compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alho ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer. Seus compostos ainda inibem a produção do mau colesterol e impedem a arteriosclerose - o espessamento da parede das artérias causado pelo depósito de gorduras. Para fazer o efeito desejado, entretanto, você deverá comê-lo cru, amassado, numa quantidade entre 600 a 900 miligramas (um dente grande ou dois pequenos).
CASTANHA-DO-PARÁ: a vitamina E e o selênio encontrados na castanha-do-pará freiam a produção de radicais livres, desaceleram o envelhecimento e reduzem o riscos de doenças do coração.  Uma única unidade por dia supre as necessidades do organismo por selênio. Se ingerido nas doses diárias corretas (entre 55 e 70g), ainda evita a propagação do câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireoide e fortalece a imunidade.
FRUTAS VERMELHAS: Amora, framboesa, morango e o mirtilo (este último, apesar de ser uma blueberry, de coloração roxa, faz parte do grupo) contêm ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce das células e a formação de tumores. Essas frutas têm flavonóides, com propriedades antiinflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas. O mirtilo ainda ajuda a reverter o declínio das funções cerebrais e previne cataratas e glaucoma. Para ingerir a quantidade necessária, consuma diariamente duas taças com um mix de frutas vermelhas (de preferência, orgânicas), ou um copo de suco (vale usar frutas congeladas) ou ainda duas xícaras de chá feito com as folhas.
IOGURTE: o consumo regular de alimentos probióticos previne infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. E o iogurte, vejam só, possui 6 milhões de bactérias probióticas por mililitro! É bactéria probiótica para caramba!! Um copo de iogurte por dia já traz todos esses benefícios, desde que não tenha corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar - tudo isso atrapalha a sobrevivência das bactérias no organismo.
LINHAÇA: controla a oscilação hormonal. A linhaça é rica em ácidos graxos,  ômega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides, ameniza os efeitos da TPM e os calores intensos da menopausa. Além disso, a semente é um alimento biogênico, ou seja, guarda informações genéticas para a formação de novos seres, portanto, também funciona como um revitalizante poderoso das funções físicas e mentais. Mas como incorporar a linhaça na dieta diária? Fácil: uma colher de sopa da semente por dia, polvilhada sobre saladas ou iogurtes ou misturada a pães e bolos. 
MAÇÃ: O que não faltam são razões para consumir a fruta, de preferência com casca e tudo. Uma unidade contém 85% de água em sua composição e 5 gramas de fibras solúveis e insolúveis, o que significa entre 15 e 20% da dose diária indicada para que o organismo funcione bem. Mas o poder maior da fruta está na quercitina, fitonutriente que reduz os riscos de desenvolver doenças cerebrovasculares e câncer no estômago, fígado e pulmão, principalmente. E tem mais: pessoas que comem pelo menos cinco maçãs por semana respiram e dormem melhor e apresentam menos probabilidade de ter problemas na garganta. E quem não gosta de maçã?
TOMATE: o que todos sabem a respeito do tomate é que ele é uma excelente fonte de licopeno, antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. O que poucos sabem é que o tomate também é fonte de ácido ferúlico, que preserva os neurônios da degeneração provocada pelo stress oxidativo, protegendo contra os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil. Duas unidades por dia são suficientes para retardar o aparecimento dessas doenças em quem apresenta predisposição genética a elas. O problema: o tomate é um dos frutos que mais retêm agrotóxicos em sua casca, portanto prefira os orgânicos.
Existem dezenas (serão centenas?) de outros alimentos que possuem propriedades benéficas para o organismo humano. Por exemplo: o kiwi ajuda na cicatrização, tem poder antioxidante e fortalece o sistema imunológico; o limão fortalece o sistema imunológico, protege as células dos radicais livres, ajuda na cicatrização e é benéfico para a saúde da pele; a melancia auxilia na digestão, tem ação antioxidante e protege contra tumores; a uva combate os radicais livres, as doenças cardiovasculares e ajuda na redução do colesterol ruim (LDL); para dormir melhor, você pode ingerir leite, soja, banana, couve, alface...enfim, é realmente uma infinidade de benefícios que você pode – e deve – adquirir apenas com uma alimentação saudável. Procure saber mais sobre cada alimento, peça ajuda a um nutricionista, entregue-se a uma dieta correta e perfeita para você.

Mas a verdade é que, infelizmente para este vos escreve, a atividade física precisa fazer parte de sua rotina se você realmente estiver buscando uma vida mais longa e saudável. E, para começar a se exercitar, você precisa procurar um médico. Pois é: tudo o que você já sabia...não há segredo para uma vida melhor: comer bem (não quer dizer comer bastante) e fazer exercícios. Talvez o segredo seja mesmo esse: não fique bitolado, coma de tudo um pouco, seja feliz, levante-se da poltrona, mexa-se. E Chame o Chef !! Uma boa vida a todos nós! Saúde! 

2 comentários:

  1. Muito interessante e bem instrutivo!
    Amei beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lucia! Espero que continue acompanhando o Blog!! Um abraço!

      Excluir