terça-feira, 30 de julho de 2013

QUEM NÃO GOSTA DE TORTA?

Uma das minhas lembranças de infância é daquelas cenas em que nunca estive envolvido pessoalmente, in loco, mas realmente gostaria de ter participado. Moe, Larry e Curly estavam irreconhecíveis debaixo de toneladas de tortas levadas em suas faces engraçadas, e continuavam atirando tortas uns nos outros. Eu adorava os Três Patetas! E o Gordo e o Magro! E os Trapalhões! Quantas risadas eu não despejei em frente à televisão quando Didi e sua trupe transformavam a minha incólume moral ingênua de adolescente em puro gargalhar. Sempre me perguntava se aquelas tortas eram verdadeiras, se eram saborosas. Eu queria estar no lugar do sujeito que tinha levado uma torta na cara (claro, se a torta fosse gostosa...). Quando eu via uma torta na geladeira de casa, logo me vinha a ideia de fazer a minha própria cena de comédia pastelão, mas a imagem de minha mãe nervosa com o resultado de minhas peripécias rapidamente me faziam voltar à realidade.
Olha a torta!!
Atualmente alguns políticos também viraram alvos de tortas. Que desperdício, hehehe
O engraçado é que, fora do ambiente gastronômico, quando ouvimos a palavra “torta” é geralmente no sentido pejorativo. “A moral daquele político é torta”, “Aquela pessoa tem uma visão torta da realidade”, “o cara não sabe o que o faz, está atirando à torto e à direito”. São expressões que não dignificam essa deliciosa iguaria culinária, a torta. Ah, a torta. Isso sem falar no grande craque de futebol que nós, brasileiros, temos que reverenciar com orgulho, o “craque das pernas tortas”. Salve, Garrincha!
Todos gostam de torta, e por uma simples razão: não tem como não gostar de torta! Você pode fazer torta de tudo, de qualquer coisa, de qualquer tamanho, doces e salgadas, abertas ou fechadas, de sabores diversos e deliciosos. A massa pode ser grossa, fina, podre (calma...massa podre é o nome que se dá à massa das empadinhas, que nada mais é do que uma mini-torta, talvez a mais popular nas festinhas de aniversário pelo Brasil), pode ser uma massa úmida, ou uma mais seca, pode ser feita no forno ou liquidificador...às vezes, nem em um nem em outro. E os recheios? Coloque frango, ou palmito, ou frango com palmito, ervilhas, milho, azeitonas, aspargos, cebola, pimentão vermelho, carne desfiada, camarão, catupiry, chocolate, amêndoas, calabresa, presunto, queijo, salsicha...a lista não tem fim!
Torta Holandesa
Em algumas culturas, as tortas são legítimas representantes da gastronomia local, como a Apple Pie (torta de maçã) nos Estados Unidos, a Butter Tart (feita com manteiga, ovos, açúcar, xarope e massa folhada) no Canadá e o Pastel de Choclo (que, apesar do nome, é uma torta) no Chile. Nos Estados Unidos, inclusive, é comemorado, em 14 de março, o dia da torta. Mas essa é uma história curiosa. Na verdade, no dia 14 de março é comemorado o “Dia do Pi” (lembra-se do “Pi”, aquela constante matemática que é igual a 3,1415926535...? Pois é, os americanos comemoram o Dia do Pi). Nos EUA, para escrever datas, coloca-se o mês na frente do dia, portanto, 14 de março (14/3) é escrito 3/14. Da cabeça de algum americano louco por ciências exatas, o “Pi” (eu procuro aqui no meu teclado mas não encontro o símbolo que o representa...), que vale 3,14....começou a ser celebrado no dia 3/14. E então, da cabeça de algum outro americano ainda mais maluco, neste dia começou-se a celebrar também o dia da torta. Por quê? Porque as pronúncias de “Pi” e “Pie” (torta, em inglês) são idênticas. Coisa de americano...
Uma torta feita para celebrar o "Dia do Pi"
Existe uma massa básica de torta que você pode utilizar para tortas salgadas e doces (neste último caso, acrescenta-se açúcar), chamada pâte brisée. Essa massa, versátil e saborosa, pode ser utilizada para quiches, flãs, tortas, empadões e, se agregadas (“agregar” é a palavra da moda em gastronomia) com açúcar, passa a se chamar pâte sucrée. Veja como é simples:
200g de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de sal
100g de manteiga sem sal, em cubos
1 ovo
Cerca de 2 colheres (chá) de água
Misture a farinha e o sal. Junte a manteiga esfregando com os dedos. Junte então o ovo e água apenas o suficiente para dar liga. Não trabalhe demais a massa para não endurecê-la. Enrole em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Para a pâte sucrée, basta adicionar 1 colher de açúcar refinado junto com o sal. Essa receita rende 400g de massa. Fácil demais! Com essa massa, você pode fazer tortas deliciosas, com o seu recheio preferido, com o seu toque pessoal. Arrisque-se!
pâte brisée
O mundo gastronômico está repleto de tortas famosas, como a Tarte Tartin (uma delícia!), a Torta Holandesa (outra delícia, que na verdade tem origem na cidade de Campinas, aqui no Brasil) e a Torta de Santiago. Mas também existem milhares de receitas apócrifas nos lares mundo afora, nas cidadezinhas do interior, em Londres e em Juiz de Fora, nas tradições de família, nas cabeças das vovós e bisavós que fazem a melhor torta do mundo. Mas – você pode perguntar – existe a melhor torta do mundo?!? Claro que sim! A melhor torta do mundo é aquela que VOCÊ gosta, uai. Vai correndo perguntar à sua avó se ela tem alguma receita de torta, ou procura naquele caderninho enfiado no fundo da gaveta do armário da cozinha. Ou invente a sua, com o que você tiver na geladeira! Seja criativo, mas não seja – muito – louco. Pense nas combinações de sabores, nas diferentes texturas de cada alimento, nas cores que saltarão aos olhos! E bom apetite! E, se precisar de ajuda, não se acanhe: Chame o Chef!
Mané Garrincha, o craque das pernas tortas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário