quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MAMMA MIA! O ESPAGUETTI NOSSO DE CADA DIA.


Não há dúvidas de que um dos pratos mais populares entre os brasileiros é o macarrão. Muito em parte pelo grande número de imigrantes italianos que aqui chegaram no final do século XIX e no início do século XX, também pela praticidade de prepará-lo, e, claro, por ser delicioso, o fato é que todos temos uma receita preferida de massas, seja ela al dente ou bem cozida, gratinada, salteada, ao forno, ou o simples e delicioso espaguete ao alho e óleo. Pode ser a receita da avó, da sogra, ou aquela sua que você faz nos almoços de domingo. Mas você já tentou fazer a massa na sua casa? É MUITO simples, e demora menos tempo do que pegar o carro e ir até o supermercado comprar um pacotinho.
Nada contra as massas secas, que são ótimas e práticas, mas nada mais gostoso que convidar um grupo de amigos e fazer, na frente de todos, a sua massa fresca, o SEU espaguete, SEU talharim, SUA lasanha, ravióli, capeleti, rondeli, enfim, qualquer massa, com recheio ou não. E, claro, preparar aquele molho que todos vão querer um pedacinho de pão para limpar o prato...Prontos? Então, vamos lá...
Só o que você vai precisar para a massa é a farinha de trigo que você tem na sua despensa e ovos. Sério? Só isso? Sério. Para cada 100g de farinha, 1 ovo, essa é a proporção clássica e infalível. Claro que sempre podemos melhorar, então, se você quiser, coloque semolina junto com a farinha de trigo (30% de semolina, 70% de farinha comum), vai ficar com melhor consistência e sabor. Se a farinha for de grano duro, tanto melhor. Tudo isso é facilmente encontrado nos supermercados, assim como o que você vai precisar para o molho, além de um bom azeite de oliva. E você ainda pode dar cor à massa, com o uso de beterraba, espinafre, ervas, azeitonas pretas, etc.
Em uma superfície lisa e LIMPA, despeje a farinha e faça, com as mãos, um buraco no meio. Coloque os ovos na medida indicada e misture tudo partindo das bordas da cavidade. A massa vai começar a ficar um tanto mole, e essa é a hora de você, literalmente, colocar a mão na massa. Se sentir que a massa está muito úmida ou grudenta, coloque mais farinha; se estiver um pouco seca demais, acrescente um ovo. A massa deve ficar homogênea e lisa, e deve ser trabalhada por uns 5 minutos para desenvolver e fortalecer a estrutura do glúten, o que vai garantir a sua elasticidade. Embrulhe em filme e deixe na geladeira, se possível por uma hora.
Pronto!! Depois é só abrir a massa (com rolo ou no cilindro, que você encontra nas lojas por mais ou menos R$ 150,00, e é super prático e facilita, também, na hora de cortar a massa. Veja na foto abaixo um cilindro caseiro) e fazer o tipo de massa da sua preferência. Abra a massa, dobre e abra novamente. Salpique farinha de trifo se necessário. Repita esta operação por umas 10 vezes, e depois comece a afinar a massa. Faça folhas de igual tamanho, e deixe a massa com a espessura entre 1 e 2 mm. Cada tipo de massa tem seu corte (por exemplo: enrole a massa e corte em tiras. Para pappardelle, tiras com 4cm de largura; Tagliatelle, 2 cm de largura; Talharim, 1 cm de largura; Espaguete, faça fios finos).
Na hora de cozinhar, nada de óleo na água (o óleo vai criar uma camada impermeabilizante na massa, que depois prejudicará a absorção do molho). Se quiser colocar sal na água, cuidado, tenha em mente o tipo de molho que vai ser utilizado para não salgar demais. Cozinhe a massa em bastante água, separando suas tiras (se for o caso) no início do cozimento com um garfo, e não mexa mais. Se a massa for ravióli ou capeleti, por exemplo, é só colocar as unidades na água fervendo e esperá-las emergirem à superfície.
Pronto! Só isso! Fácil demais, ou não é?!? Controle o tempo de cozimento (vá provando), se quiser al dente cozinhe por menos tempo, se for saltear em azeite ou se for levar a massa ao forno depois, também. Em geral, para massas frescas bastam de 4 a 6 minutos de cozimento. Para as massas secas, 8 a 10 minutos costumam ser suficientes. Quanto aos molhos, esse é um assunto enorme e interessante, que renderia um blog só prá ele. Trataremos do assunto em breve. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário