domingo, 9 de janeiro de 2011

A SALVAÇÃO DOS ESCONDIDINHOS

   Aqui em casa é assim: eu e minha esposa adoramos cozinhar, mas moramos em apenas duas pessoas, e nem sempre -ou quase nunca- estamos dispostos a devorar, cada um, mais de meio quilo de comida de uma uma vez. O problema é que gostamos de assar peças inteiras, daquelas que poderíamos chamar o gaulês Obelix e ainda sobrariam uns restos para seu cachorrinho Ideafix...claro, se o prato em questão não for um javali (se você não conhece nem nunca ouviu falar das aventuras de Asterix, não perca mais tempo. Corra ao brexó mais perto e delicie-se com aquelas revistas de quadrinhos enormes e engraçadas, que relatavam a vida na última e única aldeia gaulesa capaz de resistir às forças do Império Romano. Ave, César!).
   O que fazer, então, quando a quantidade de comida é muito maior do que a sua capacidade de ingerí-la? Claro, sempre podemos repetir o cardápio no dia seguinte, mas três ou quatro dias seguidos comendo a mesma coisa pode acabar por criar uma rejeição ao prato, e sabe-se lá quando você vai ter vontade de prepará-lo novamente. Ou você ainda consegue comer peru e chester na segunda semana do ano?
   Primeira solução: congelar em porções individuais. Perca um pouquinho de tempo e separe as porções, embale corretamente, informe-se do tempo de validade (cada produto tem um tempo de vida útil, mesmo congelado), e não se esqueça de ETIQUETAR os alimentos do freezer. Na etiqueta, coloque, além do tipo do produto (acredite: depois de congelados, você não consegue diferenciar uma feijoada de um guisado bovino) e a data em que você colocou-o no freezer. Se possível, coloque a validade. INFORME-SE!
   Segunda solução: faça uma festa! Desfie ou desmonte tudo o que preparou, faça canapés, tapas, tacos, amuse bouches, finger foods, recheios para pizzas, o que você quiser! Coloque um bom vinil na vitrola, abra um bom vinho e divirta-se!
   Terceira solução, e, disparada, a minha favorita: faça escondidinhos!! Desfie tudo, misture cebola, cenoura, aipo, alho, pimentas, pimentões, cogumelos, refogue tudo, acerte o tempero, e "esconda" tudo isso sob uma camada de um purê, que pode ser, a rigor, de qualquer coisa que você consiga cozinhar e passar por uma peneira: o clássico purê de batatas, o delicioso purê de mandioquinha, o surpreendente purê de cará, de cenoura, etc. Pode até misturar dois ou mais ingredientes, polvilhe noz-moscada com moderação, rale um bom queijo parmesão (rale na hora, por favor. Nada de saquinhos de queijo ralado, por melhor que seja a marca...), leve ao forno bem quente (de preferência com gratinador) ou à salamandra, e você terá um prato totalmente novo, delicioso e bonito, que vai fazer o maior sucesso. Se quiser, faça pequenos escondidinhos em ramequins e congele. USE A IMAGINAÇÃO, mas não viaje na maionese...Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário