terça-feira, 8 de março de 2011

ÀS MULHERES, MEUS PARABÉNS, E FLORES....

8 de março, dia internacional da mulher! Àquelas que nos dão a vida e uma razão prá viver, meus mais sinceros parabéns, e flores para vocês, afinal não poderia deixar passar a data em branco...
Já é tradição, neste dia, a distribuição de flores no comércio em geral e em especial nos restaurantes. Um gesto simpático, afinal, que mulher não gosta de receber flores? Você muito provavelmente já ouviu dizer que existem flores comestíveis, mas quando foi a última vez que você degustou uma deliciosa pétala de camomila? Faz tempo? Nunca? Nesse dias das mulheres, o assunto não poderia ser outro. E, além oferecer rosas para as mulheres de sua vida, aproveite a ocasião e as surpreenda com lindos pratos adornados por saborosas pétalas e flores. Mas atenção: não é toda flor que pode ser consumida, algumas são tóxicas e podem até ser fatais! Nada de pânico, porém. Vou listar algumas flores que você pode comer sem medo, que vão ficar lindas em seu prato. 
v  Amor Perfeito: a flor tem um sabor um pouco ácido, e as pétalas um suave sabor adocicado.
v  Calêndula: Lembra o açafrão (ou a nossa cúrcuma), dá um visual avermelhado-dourado aos alimentos, e tem sabor um pouco amargo e picante. È mais usada mesmo como corante.
v  Camomila: essa você conhece, não? As pétalas têm sabor de maçã doce, e as flores, também comestíveis, podem causar alergia em algumas pessoas...
v  Capuchinha: uma das mais famosas flores comestíveis, tem sabor que lembra o agrião!
v  Cravina: deve-se tirar a parte branca da base da pétala, que é muito amarga. As pétalas têm sabor apimentando que lembram o cravo-da-índia. O Chartreuse, conhecido licor francês, tem nas pétalas de Cravina um dos seus ingredientes “secretos”.
v  Gerânio: o sabor de suas pétalas é quase igual ao seu odor, lembrando limão e menta.
v  Girassol: assim como a camomila, apenas as pétalas são comestíveis, e o pólen pode causar alergias. As pétalas têm sabor agridoce, e seu amargor pode ser reduzido passando-se as pétalas ligeiramente no vapor d’água.
v  Petúnia: as flores são usadas como guarnição, e as pétalas têm um suave sabor floral.
v  Violeta: suas pétalas têm sabor doce e perfumado. Podem ser consumidas frescas ou ainda cristalizadas em açúcar.
Existem diversas outras (dentes-de-leão, flor de cebolinha, flor de abóbora, hibiscos, lavanda, etc.), e algumas você com certeza consome em seu dia-a-dia, como o brócolis, a couve-flor e a alcachofra, que são também flores comestíveis. Na Inglaterra, nos tempos da rainha Vitória (seu longo reinado durou de 1837 a 1901), as senhoras inglesas preparavam um sofisticado prato com pétalas de rosas cristalizadas. As pétalas de rosas eram cobertas com clara de ovo e água e polvilhadas com açúcar na hora de servir.
Sobremesa inusitada: pizza de pétalas de rosas cristalizadas!!
Mais uma vez, vale o recado: nem todas as flores são comestíveis, e na dúvida NÃO COMA! Azaléia e bico-de-papagaio, nem pensar! São VENENOSAS! Atenção também ao tratamento dado às plantas: elas devem estar isentas de agrotóxicos e seu cultivo deve ser orgânico. Existe um selo de certificação de Agricultura Orgânica que pode facilitar na hora da escolha das flores para o consumo.
Prove! Seus pratos vão ficar lindos, e você ainda pode comer a decoração! Tente! Bom apetite!

Um comentário: