quinta-feira, 24 de março de 2011

GARAM MASALA: UM NOVO MUNDO!

Você já parou para pensar que, graças à gastronomia, um mundo novo enorme foi descoberto?  O nosso mundo? Já se vão mais de 500 anos desde as grandes navegações, em que bravos homens se lançavam ao mar, e prá quê? Para descobrir um novo caminho para as Índias, à procura de especiarias!
Tudo bem, este não era o único motivo para esses corajosos homens se arriscarem rumo ao desconhecido, em um mar povoado por monstros marinhos do tamanho de um iceberg (ao menos era a crença na época)...claro que havia interesses econômicos (eles estavam à procura de metais preciosos, matérias-primas e terras novas) e religiosos (a igreja estava à procura de novos fiéis), mas é mais romântico imaginar que estas pessoas embarcavam nestas aventuras à procura de comida. Não acha?
Até então, o mar mediterrâneo, dominado pelos italianos, era o único caminho conhecido para as Índias. Veneza e Gênova eram os centros comerciais onde podiam ser adquiridos produtos como açafrão, canela, gengibre e pimenta, entre outros, entretanto os burgueses do país da bota cobravam preços altíssimos pelas especiarias do oriente. Tempos difíceis, aqueles dos séculos XV e XVI.
Eu não conheço pessoalmente a Índia, mas sou fascinado pela sua cultura, seus costumes, seu povo heterogêneo, suas crenças, suas religiões, seus deuses, sua rica culinária. Para nós, nascidos no distante ocidente do século XX e XXI, o “Novo Mundo” hoje são os países do leste europeu e da Ásia, como a Índia. Eles escondem sabores milenares, característicos, diferentes de tudo a que estamos acostumados em nosso cotidiano. E isso é fantástico!
Um ingrediente muito usado na cozinha indiana é a masala, que é uma mistura de condimentos, plantas aromáticas e ervas, tudo reduzido a pó, e que dá um sabor único às preparações. A masala, assim como o curry, não possui uma receita específica. Cada família tem a sua receita, algumas delas chegando a ter até 30 ingredientes! Se você acrescentar a pimenta malagueta à masala, você terá a garam masala (que significa “especiarias picantes”, ou “mistura quente” ou ainda “mistura picante”), e é esta receita que vou passar aqui. Depois de feito, você pode guardar esse pó de especiarias por bastante tempo, se você conseguir não utilizá-lo em tudo o que for fazer.
Eu, quando faço a garam masala, a utilizo em todas as minhas preparações, para horror de minha esposa e amigos. Certa vez, temperei a picanha sagrada de um churrasco de domingo com este pozinho mágico, e tenho certeza de que, fossem os parentes da minha mulher gaúchos, eu não estaria aqui para escrever este blog. Acontece que o sabor da canela fica muito pronunciado, e nosso paladar ocidental definitivamente não está preparado para saboreá-lo em alimentos salgados. Para a maioria de nós, cravo e canela são sinônimos de doces, e olhe lá...Então, quando eu preparo a minha garam masala, a guardo apenas para mim, em refeições solitárias. Tudo bem, eu simplesmente adoro! Vamos à receita (lembre-se, esta não é uma receita específica, você pode retirar ou acrescentar algum ingrediente, fique à vontade):
·         2 paus de canela
·         1 folha de louro
·         1 malagueta seca
·         1 colher (sobremesa) de noz-moscada ralada
·         2 colheres (sobremesa) de sementes de cardamomo
·         2 colheres (sobremesa) de cravo-da-índia
·         2 colheres (sopa) de cominho em grão
·         2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino em grão
·         4 colheres (sopa) de coentro em grão

Veja que fácil: em uma frigideira, torre todas estas especiarias, em fogo médio, por 3 minutos. Mexa sempre para que fiquem torradas por igual. Coloque-as num papel absorvente e, quando esfriarem, triture-as em um pilão (ou moedor, se preferir), até que tudo se transforme em pó. Pronto!
Tente fazer costeletas de porco com garam masala, lombo, peixes, frango, ensopados, enfim, prove esse novo sabor. Lembre-se de que o novo sabor pode causar estranhamento, então, se sua família e amigos não gostam de “aventuras gastronômicas”, use com moderação. E nunca, jamais, em hipótese alguma, use no churrasco sagrado de domingo...Mas não deixe de fazer por medo, afinal você também pode descobrir um novo e delicioso mundo! Aventure-se rumo às Índias!

Um comentário:

  1. Acabei de descobrir a garam masala e estou encantada! Já coloquei no frango e até no feijão... hahahaha Por sorte, meu marido gosta de sabores adocicados em pratos salgados. Obrigada pela receita e pelas dicas.

    ResponderExcluir