segunda-feira, 21 de março de 2011

BOLAS, ORAS!

Existem utensílios culinários para que você possa fazer praticamente de tudo. Fatiar, triturar, espremer, tornear, misturar, bater, amassar, aquecer, esfriar, enfim, um mundo de possibilidades. Mas tenho notado que a grande maioria das pessoas tem em suas casas alguns utensílios e não sabem como usá-los, às vezes é até pior: não sabem para que servem. Um grande exemplo disso é o boleador. O bole o quê?!? B-o-l-e-a-d-o-r. Sabe aquele seu descascador de legumes, que aliás pode servir para tirar finas fatias de queijo, ou de legumes (essa dica é boa!)? Pois este descascador, se for do modelo mais conhecido e vendido (e o mais prático também...) possui, na outra extremidade, um boleador.
O mais comum: de um lado, descascador; do outro, o boleador
Mas para quê eu quero um boleador? Para fazer bolas, oras! E para quê eu quero fazer bolas de comida? Para deixar seus pratos incrivelmente mais bonitos, com aquela aparência de restaurante estrelado do guia Michelin. E, como sabe, a visão é o primeiro dos sentidos despertados pelos pratos dos grandes chefs, seguidos pelo olfato (hum...que cheirinho bom...), audição (aquele “crack” que se ouve quando você morde algo crocante é sensacional, concorda?), tato (em alguns casos) e, claro, o paladar. Nem sempre nesta ordem, mas todos com a mesma importância na degustação (ainda escreverei sobre esse assunto: análise sensorial dos alimentos. É coisa levada muito seriamente pela indústria de alimentos. Aguardem!).
Fazendo bolinhas de abobrinha
Se o seu descascador de legumes não possui um boleador, não fique chateado. Existem boleadores de diversos materiais e tamanhos (inclusive aqueles de sorvete), e você encontra nas melhores lojas de R$ 1,99 (mas atenção à qualidade do material: plásticos finos se quebram com facilidade). Se puder gastar um pouquinho mais (ou BEM mais), existem modelos chiques (em aço inox, com cabo de marfim, de prata, de ouro, etc.) em lojas especializadas, que servem até para decorar sua cozinha...
E em quais alimentos é possível usar o boleador? Em diversos. Frutas ficam ótimas: imagine uma salada de frutas feita de bolinhas de melão, bolinhas de melancia, bolinhas de mamão, bolinhas de banana, uvas (que dispensam o boleador, obviamente)...imagine as cores, as formas...não fica lindo?!? Fica. Imagine essa salada servida em uma taça, daquelas de Martini, com um pouquinho de suco de laranja! Não fica maravilhoso? Assim como também fica uma salada de batatas, cenouras, mandioquinha (cozinhe antes, claro, para não quebrar seu boleador), pepinos, abobrinhas, etc.
Torta Tropical: bolas de manga, bolas de mamão, uvas verdes.
Mas não se restrinja às saladas. Você pode servir bolas de batatas e cenouras, por exemplo, para acompanhar assados, grelhados, peixes, porções. Você pode servir bolas de chocolate em sua sobremesa. Uma tábua de frios com bolas de queijo maasdam, gouda, emmental, cheddar, gruyère, gorgonzola, com algumas frutas secas espalhadas cuidadosamente...Use sua imaginação, é isso que tornará sua refeição inesquecível para seus convidados. Ouse, com critérios (não queira fazer bolinhas de picanha em seu próximo churrasco dominical. Algumas coisas, simplesmente, não dão certo...).


Faça uma visita à sua cozinha. Procure saber como utilizar seus equipamentos, como usá-los corretamente, quais as possibilidades que aquele utensílio propõe. Sua família vai adorar, seus amigos vão se surpreender! Então, não enrole: faça bolas, oras!

3 comentários:

  1. Bom dia, onde encontro esses boleadores da imagem em inox e com vários tamanhos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Estou procurando exatamente o que consta no que você postou. Quero fazer uma salada de legumes boleados. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Onde eu compro o kit da 4ª imagem da matéria?

    ResponderExcluir