quarta-feira, 20 de abril de 2011

ALEX ATALA: ELE TEM O D.O.M.

No Brasil é assim: basta você fazer sucesso para surgirem inúmeros críticos sobre seu trabalho, ignorando todo o esforço e suor derramado para que tal sucesso ocorresse. Com Alex Atala, chef brasileiro premiado em todo o globo, não seria diferente. Nesta semana, um de seus restaurantes na capital paulista, o D.O.M., foi premiado como o sétimo melhor restaurante do mundo! É isso mesmo, eu não escrevi errado: nós temos, aqui no Brasil, o sétimo melhor restaurante do mundo. E tem mais: o restaurante Fasano, de Rogério Fasano, e o Maní, chefiado por Helena Rizzo, também estão na lista dos melhores entre os melhores. O que deveria ser motivo de orgulho para todos nós, brasileiros, mais uma vez vira motivo de discussões sem sentido.
Explico: o restaurante de Alex Atala não é para qualquer bolso. E as porções servidas não são para aqueles que gostam de entupir a pança quando saem para comer fora de casa. Mas qual é o problema, afinal? É assim no mundo todo, ou não é?!? Me parece que os críticos aos seus restaurantes (o outro restaurante de Atala é o Dalva e Dito, especializado em cozinha brasileira regional e também não é para bolsos rasos) se escondem atrás de uma panela de inveja, uma boa dose de desinformação e uma pitada de dor de cotovelo.

O restaurante Dalva e Dito
Alex Atala conhece profundamente os produtos que utiliza, está sempre em busca de novos ingredientes, valoriza (e quando digo valoriza, é também no sentido econômico: graças a Alex Atala alguns produtos da Amazônia, por exemplo, têm hoje mercado no mundo inteiro) os produtos nacionais, é um craque no marketing (algum problema nisso?) e colocou o Brasil definitivamente na rota gastronômica mundial.
E vamos ser sinceros: dos críticos de Alex Atala e de sua comida, quantos REALMENTE estiveram no D.O.M. ou no Dalva e Dito? Não muitos, posso apostar. Como eu também não estive em nenhum deles, não escrevo uma vírgula para criticar aquele que é considerado no mundo todo como o melhor chef de cozinha da América Latina e um dos mais promissores chefs em atividade no planeta Terra.
Ele tem o D.O.M.  E tem também o Dalva e Dito.
Quando saímos para fazer uma refeição fora de casa, não é só pela comida que pagamos. Pagamos também pelo requinte do ambiente, pela excelência do serviço, pelo gostinho bom de dizer aos amigos que sim, eu estive lá! Alex Atala conseguiu criar um lugar assim. Palmas para ele! Deveríamos todos comemorar as oportunidades que surgirão com esse reconhecimento mundial. Portas serão abertas para novos chefs brasileiros, nossos produtos ganham em interesse e admiração, trazendo portanto dividendos para nossos produtores e para o país.
Você já viu como é o restaurante D.O.M. e alguns de seus pratos? Então, vamos às fotos:



Gel de tomate verde com brotos e ervas da Floresta

Mini lulas cozidas, servidas a frio com creme de beterraba e algas marinhas e vinagrete de priprioca

Palmito Pupunha laminada com Vieiras e molho de coral da própria vieira

Ostras empanadas com sagú de tapioca e ovas de salmão

Arroz negro com legumes verdes regados por leite de castanha do Pará

Dourado com creme gelado de salsão, banana, brotos e flores

Raia na manteiga de garrafa e tomilho limão com mandioquinha defumada, brócolis e espuma de amendoim

Filet de Javali com Mandioca Brás

Ravioli de Limão e Banana Ouro e Caramelo de Priprioca

Bolo de Castanha do Pará com sorbet de whisky, rúcula selvagem, chocolate amargo com pimenta, flor de sal e curry
       São ou não são obras de arte? Eu também gosto de comer bem (por comer bem, entenda-se: gosto de ver o prato cheio), de porções grandes, de arroz com feijão com bife à cavalo acompanhado de farofa com ovo cozido e azeitonas. Mas reconheço que não acharia nada ruim de provar essas delícias, feitas pelo chef sensação do momento, em um local agradável e serviço impecável. E, até que este dia chegue, nada de críticas. Como criticar sem conhecer? Apenas elogios e felicitações pelo excelente trabalho desenvolvido!
Ah, o endereço: o D.O.M. fica na Rua Barão de Capanema, 549, Jardins – São Paulo. E, claro, se você ficou curioso e quiser fazer uma visita, não se esqueça de fazer uma reserva. O telefone é (11) 3088 0761 e o site é http://www.domrestaurante.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário