quinta-feira, 14 de abril de 2011

AMUSE BOUCHE: O QUE É ISSO???

Talvez você não suporte mais esses termos culinários que, na verdade, são uma chatice mesmo. Assim como há algum tempo tivemos que agüentar os “eco-chatos”, depois os “eno-chatos”, depois ainda os “politicamente-corretos-insuportáveis”, chegou a vez dos “gastro-chatos”. E assumo: por vezes me vejo em situações que me colocariam no “top 10” dos gastro-babacas: situações em que expressões escapam da boca sem querer, e que eu sei que ninguém tem o dever, nem mesmo um porquê de se interessar em saber qual o significado de tais palavras. Se eu quero que algum amigo pique uma cebola bem picadinha, às vezes digo sem pensar:
_Pique a cebola brunoise!
Brunoise: qualquer alimento cortado em cubinhos pequenos...
Brunoise?!? Por que não dizer simplesmente para picar a maldita cebola bem picadinha?  E o que você faria se, num almoço de domingo, eu, o gastro-insuportável, me oferecesse para fazer a refeição e você, na maior boa vontade de ajudar, me ouvisse dizer:
_Os legumes em julienne precisam ser branqueados para acompanhar a carne lardeada e servidos à la minute.
Legumes cortados à julienne são tirinhas de legumes!!
Com toda razão você jogaria a frigideira fervendo em minha cabeça. Um termo que não suporto ver nos restaurantes, festas e recepções em geral é o “amuse buche”. Você já comeu amuse buche? Posso afirmar, sem medo de errar, que sim, você já comeu amuse buche. E gostou.
Amuse buche, finger food (outra expressão metida à besta), tapas (na Espanha), todas essas são palavras e expressões para designar uma mesma coisa: aquelas comidinhas que você devora em uma ou em duas bocadas, no máximo. Sabe aquela coxinha de casamento que todos adoram? Aquelas empadinhas deliciosas que você provou na festinha de aniversário do filho do vizinho? Pois então, elas podem ser consideradas um amuse buche, ou finger food, ou qualquer outra expressão que você possa ter ouvido mundo afora. Em alguns locais, o amuse bouche precede uma refeição. É um couvert, uma "cortesia" oferecida para que você não fique verde de fome até ser servido o prato principal.

Coxinhas com "gravatinhas" de cebolinha: o salgadinho virou amuse bouche!
É claro que, quando apresentadas como finger food ou amuse buche, geralmente essas comidinhas vêm acompanhadas de uma decoração mais elaborada, cheia de “glamour” (leia-se: uma pontinha de frescura). Nada contra, eu acho o máximo uma comidinha com apresentação de restaurante chique. Mas a postura do garçom e/ou do anfitrião poderia ser um pouco menos blasé:
_O senhor (senhora) aceitaria um amuse buche de carne bovina desfiada e empanada salpicada com ervas finas?
Oras, traga-me logo o croquete! E cadê o garçom com as coxinhas? A empada é de frango ou de palmito? Tem azeitona? Preta ou verde? Sem caroço?
Vai uma Finger Food aí, doutor?
Mas vamos deixar bem claro: eu ADORO essas comidinhas, venham elas com o nome que vierem. E também admiro muito o esforço de alguém para agradar e impressionar, transformando um salgadinho em uma experiência gastronômica fantástica. E também adoro fazer amuses buches, fingers food, tapas...e, dependendo da ocasião, da apresentação e dos ingredientes utilizados, sei que o mais correto é mesmo chamá-los destes nomes estranhos. Mas, por favor, se me contratarem para que sua recepção ou festa seja inesquecível, deixem-me servir dizendo:
_Gostaria de provar uma destas magníficas COXINHAS de frango?
Tenho certeza de que todos irão provar, gostar, aprovar e pedir mais, virando suas cabeças à procura do garçom dizendo:
_Onde está o garçom com aquelas coxinhas maravilhosas?

20 comentários:

  1. São os famosos acepipes...

    ResponderExcluir
  2. Um nome chic para as coisas simples...

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigado, Mariana! Espero que goste também dos outros textos e que continue lendo o blog! Abraços!

      Excluir
  4. Descobri seu blog exatamente por procurar o significado do termo amuse bouche. Então é isso?!
    Texto escrito com grande maestria (e bom humor).
    Parabéns,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelos elogios, Antonio! Bom saber que mais pessoas, além de mim mesmo e meus familiares, gostam do que escrevo! Obrigado! Abraços!

      Excluir
  5. Obrigada pela excelente explicação. Agora já sei nomes e apelidos de comidinhas tão gostosas. Quando ouvir falar já saberei responder com segurança.

    Delfina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você, Defina, por me dar este retorno. É importante saber o que vocês estão achando do blog! Grande abraço!

      Excluir
  6. hahaha adorei o texto!
    só por curiosidade, esse é o nome do 2º episódio da série Hannibal, o primeiro é apéritif (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Anônimo(?!?!)...e eu também curto a série, nem tinha me ligado nos nomes dos episódios...vou ficar atento! Obrigado, um abraço!

      Excluir
  7. Gostei muito do blog. Seguindo. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kleiton. Preciso me acostumar com a ideia de ter "seguidores", rsrs...abraço!

      Excluir
    2. Muito bom sua explicação ��,fácil de entender

      Excluir
  8. Amei seu texto. Muito bom e esclarecedor. Obrigada =D

    ResponderExcluir
  9. Amei seu pensamento sobre como complicam as coisas mais simples e gostosas da vida hahaha sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Muito divertido e esclarecedor o seu texto, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as explicações e também os apartes como "frescuras" etc. Genial! Parabéns pela didática! RSS um abraço

    ResponderExcluir